Meu primeiro enxame!

.
Minha primeira captura, seguindo todas as recomendações de meliponicultores experientes, da Associação de Meliponicultores do Rio de Janeiro. O objetivo é multiplicar e proteger as espécies nativas brasileiras, divulgando o trabalho de conservação, a importância dessas espécies para a polinização de nossa flora nativa, e a complexidade e delicadeza necessária para lidar com nossas abelhinhas sem ferrão!

Após a captura é recomendado deixá-las ali quietinhas, até que o enxame esteja instalado completamente. Isso pode levar meses... até que a rainha se tranfira para a garrafa, ou caixa...

Lá fora estão as abelhas recolhendo matéria-prima para a construção de seu ninho, dentro da garrafa, incansáveis trabalhadoras! Adoraram as samambaias, flores de maio e orquídeas que tinham ao redor. Mais tarde irão desfrutrar da sombra das flores de uma frondosa nespereira, muito produtiva!

2 comentários:

  1. Olá! Estou impressionado com a simplicidade da técnica. Moro em Teresópolis onde cuido de um sítio e gostaria de introduzir o cultivo do abelhas no mesmo, pois acho a Melipnicultura fascinante e profundamente benéfica para a Natureza.

    Desde já agradeço,

    Fernando Augusto
    fernandoviatarot@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Fernando, tbm tenho casa em Teresópolis, vc conseguiu o cultivo das abelha ai?

    ResponderExcluir